Epson ou Lexmark: qual marca tem as melhores impressoras



  Epson e Lexmark tem à venda no Brasil, diversos modelos de impressoras; o que pode deixar o consumir confuso na hora da compra. Com público-alvo distinto, ambas as marcas têm produtos de qualidade para diferentes perfis de uso.
Neste comparativo, analisamos quesitos como a quantidade e disponibilidade de modelos; a qualidade de impressão; o preço cobrado, assim como o serviço de pós-venda. Está afim de comprar uma impressora nova da Epson ou Lexmark? Então confira nosso comparativo e descubra qual destas marcas vai suprir melhor suas necessidades
Pesquisando na internet, encontramos oficialmente à venda sete modelos da Epson e seis da Lexmark. Os modelos da Epson contemplam um perfil mais abrangente de usuários, indo desde usuários domésticos até a pequenas e médias empresas. Atualmente, a Lexmark está focada no mercado corporativo, onde o volume de impressão é maior que 2.500 páginas por mês. O que torna a Epson vencedora deste tópico, é a diversidade de perfis dos seus produtos, já que a Lexmark restringiu sua atuação no mercado, focando apenas nas médias e grandes empresas.

Qualidade de impressão: Epson

Quando o assunto é qualidade de impressão, a Epson sai na frente. As impressoras da Epson são do tipo “Ink Jet” (ou jato de tinta); que utiliza cartuchos com tinta líquida e entregam impressões com até 5760 x 1440 dpi, resolução mais que suficiente para demandas cotidianas. Este é o caso do modelo Epson Expression XP - 441. Já as impressoras da Lexmark são a Laser, onde ao invés de tinta líquida, utiliza-se toners com tinta em pó, que é fundida no papel por meio do calor. Por conta da limitação da tecnologia a Laser, as impressões ficam com resolução máxima de 1200 x 1200 dpi, o que não é ruim, mas dependendo da situação (como impressão de fotos, por exemplo) pode deixar a desejar. Este é o caso do modelo CX310dn.

Preço: Epson

Comparamos também os preços cobrados por ambas as fabricantes. Neste quesito a Epson ganha com larga vantagem, já que seu portfólio de produtos é mais abrangente. Encontramos modelos com impressão colorida custando a partir de R$ 546, caso da Epson EcoTank L220. Como o perfil de clientes da Lexmark é corporativo, o modelo mais barato da fabricante é a Mx410de, que custa em torno de R$ 1.529. Para deixar acirrar ainda mais esta disputa, o modelo da Lexmark citado ainda é monocromático.

Garantia e Assistência: empate

Quando o assunto é o pós-venda, ambas as marcas oferecem um bom atendimento, e por conta disso, ficam empatadas. Não foi difícil encontrar locais com suporte técnico autorizado; e em seus sites oficiais, as fabricantes possuem canais online com atendimento personalizado para cada produto. Há também uma seção exclusiva para download de drivers e manuais. No Brasil, as duas marcas oferecem garantia de até 12 meses para defeitos de fabricação.

Conclusão:

Tanto Epson quanto Lexmark, oferecem produtos de qualidade no Brasil. A Lexmark está focada no mercado corporativo, e se este for o seu caso, vale a pena pesquisar as opções que elas tem à venda. O que definiu o vencedor deste comparativo, foi o conjunto de todos os quesitos analisados. A Epson, é a grande vencedora porque oferece uma linha mais ampla de modelos, com preço e perfis de uso bastante amplo, atendendo tanto estudantes e usuários que não imprimem um volume de páginas muito grande, quanto empresas que precisam de impressoras de alta demanda.

Comentários